A SALVAÇÃO E A VIDA ETERNA

Image6

Uma pessoa depois de Salvo, pode perder a Salvação ?

Para responder, eu antes faço a seguinte pergunta:

O que é a Salvação ?

Como responder o que é Salvação, sem antes considerar as Promessas de Salvação para Abraão e sua descendência, conforme Gênesis 12: 3 : –  “Em ti serão benditas todas as Famílias da Terra” – através dos Judeus Judaizantes, os Árabes Ismaelitas, os Cristãos;

Como responder o que é Salvação em relação aos Gentios desde Adão;

Deixo a seguir uma breve consideração sobre a Salvação desses Povos:

- Salvação dos Judeus Judaizantes = Será conforme a sua Doutrina Religiosa contextualizada no Torá e os Profetas, principalmente,  ( Joel 3: 1 a 21 ) ( Daniel 7: 9 e 10 ), bem como, todos os que se converterem ao Judaísmo, julgados no Juízo Final;

- Salvação dos Árabes Ismaelitas Mulçumanos = Será conforme a sua Doutrina Religiosa contextualizada no Alcorão, principalmente ( 58ª Surata versículo 6 e 7) ( 10ª Surata versículo 61) (21ª Surata versículo 47), bem como, todos os que se converterem ao Islamismo, julgados no Juízo Final;

58ª  SURATA : 6 e 7:

6 –  Será o dia em que Deus os ressuscitará a todos e os inteirará de tudo quanto tiverem feito. Deus o memoriza, enquanto eles o esquecem, porque Deus é Testemunha de tudo.

7 –  Não reparas em que Deus conhece tudo quanto existe nos céus e na terra? Não há confidência entre três pessoas, sem que Ele seja a Quarta delas; nem entre cinco, sem que Ele seja a sexta; nem que haja menos ou mais do que isso, sem que Ele esteja com elas, onde quer que se achem. Logo, no Dia da Ressurreição, os inteirará de tudo quanto fizerem, porque Deus é Onisciente.

10ª  SURATA: 61

61 – Em qualquer situação em que vos encontrardes, qualquer parte do Alcorão que recitardes, seja qual for a tarefa que empreenderdes, seremos Testemunha quando nisso estiverdes absortos, porque nada escapa do teu Senhor, nem do peso de um átomo ou algo menor ou maior do que este, na terra ou nos céus, pois tudo está registrado num Livro lúcido.

21ª SURATA : 47

47 – E instalaremos as balanças da justiça para o Dia da Ressurreição. Nenhuma alma será defraudada no mínimo que seja; mesmo se for do peso de um grão de mostarda, tê-lo-emos em conta. Bastamos Nós por cômputo.(943)

(Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu) – http://www.islam.com.br

PENSE NISSO: Segundo a Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia – Volume 3 – Página 387 –  Editora Candeia – Subtítulo “ISMAELITAS” – “Maomé dizia-se descendente de Ismael. Visto que, historicamente falando, os Árabes têm sido cuidadosos sobre suas genealogias, a exemplo dos Judeus, é possível que a reivindicação dele fosse autêntica. Dando margem à miscigenação entre várias Tribos, especialmente com os Joctanitas e os Queturaítas, quase chega a ser correto chamarmos os Árabes de Ismaelitas”

- Salvação dos Cristãos =  Será conforme  os seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro ( Apocalipse 20: 4 a 6 ) ( Apocalipse 22: 14 ), julgados no Tribunal de Cristo ( 2ª Coríntios 5: 10 ), e que estarão livres do Juízo Final – Trono Branco;

- Salvação dos demais Povos que não conheceram o Deus Verdadeiro, a partir de Adão e Eva – Os Gentios NÃO Cristãos =  Será Pela Justiça Divina, conforme as Escrituras Sagradas em João 5: 27 a 29, contextualizada em Apocalipse 20: 11 a 15, julgados no Juízo Final, contextualizado pela referência em Daniel 5: 27 “Pesado foste na balança e foste achado em falta”; Ver Romanos 2: 1 a 16.

Do exposto fica evidente que nos dias atuais a Salvação é a certeza de não ter que comparecer perante o Trono Branco – Juízo Final;

A Salvação é a garantia de morrer fisicamente ou ser um arrebatado, e continuar vivo espiritualmente junto a Deus, porém, e, somente através de Jesus Cristo ( João 17: 3 ).

A   Salvação é instantânea quando do Ato público e notório do Pecador Receber a Cristo como o seu Único e Eterno Salvador.

A SALVAÇÃO COMO PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO

– A Salvação como Processo de Santificação é um processo contínuo e eficaz de transformação que ocorre no coração do Pecador quando o Pecador se submete  ao Transformador Eterno – JESUS CRISTO;

– O Processo da Salvação começa  pela Justificação, Regeneração e Santificação, relacionadas, respectivamente, pelo Arrependimento, Fé e Obediência.

JUSTIFICAÇÃO = O Pecador através do Arrependimento transfere para o Justificador – Jesus Cristo – todo o seu pecado. O Justificador assume toda a culpa, com Seu Sacrifício na Cruz do Calvário; O Pecador fica livre de toda a acusação ( Romanos 4: 25 );

REGENERAÇÃO = O Perdoado através do Processo da Salvação, após ter o seu Pecado perdoado, interrompe o estado de degeneração física e espiritual e passa a uma  Regeneração de vida, pela FÉ ( Mateus 19: 28 );

SANTIFICAÇÃO = O Justificado e Regenerando nesse Estágio do Processo Contínuo  da Salvação para a Santificação,  através do conhecimento e da Obediência Plena à Palavra de Deus, entra em comunhão com o Espírito Santo e torna-se um instrumento ganhador de Almas para o Reino de Deus ( Marcos 16: 15 a 20 ).

Em face de falta de espaço sugiro aos interessados em aprofundar-se no Assunto da Salvação como processo da Santificação que procurem uma Escola Dominical onde estes assuntos são amplamente estudados.

Glória a Deus !!!

Uma pessoa após cumprir o procedimento da Salvação como Processo de Santificação em Cristo como único e Eterno Salvador pode perder a Salvação ?

Um Irmão em Cristo pediu-me que emitisse o meu entendimento Teológico sobre a pergunta acima, em face de haver muitas opiniões sobre o assunto, em que se discute sobre uma vez Salvo, Salvo para sempre, por uma corrente Teológica, bem como, é sabido pela maioria dos Teólogos que a Salvação pode ser perdida em face de transigência pecaminosa consciente e ativa, isto é, a pessoa sabe que está em pecado –  errando o Alvo , e não demonstra arrependimento; Neste caso a pessoa será levada a comparecer  no Juízo Final – Trono Branco.

O Alvo é Jesus Cristo.

Não é novidade e nem espanto afirmar que existem muitos “Salvos” que estão fazendo parte de Ministérios “Contaminados”; ( Ver “Ministério Contaminado”, no Site )

Não é novidade e nem espanto afirmar que existem muitos “Salvos” fazendo parte do Corpo de Cristo, mas em fornicação, adultério, entre outros pecados, mas que não deixam transparecer, e ficam encobertos pelas dificuldades de comprovação;

CORPO DE CRISTO = Conjunto de pessoas quando reunidas em nome e Amor de Jesus Cristo formando uma Irmandade sob uma Liderança Sacerdotal que seguem as Ordenanças do Batismo em Água e a Santa Ceia, tendo a Bíblia como Regra de Fé e de Prática, estudada em sistema de escola, tudo por inspiração e direção de Deus, através do Espírito Santo.

IGREJA COMO CORPO DE CRISTO = Organização de acordo com as Leis do País alicerçada nos parâmetros acima, com o objetivo principal de prestar Culto ao Deus Verdadeiro, onde cada Membro é parte integrante da saudável composição do Corpo.

Quanto aos que apóiam a Doutrina da Predestinação, deixo a reflexão a seguir:

ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO

( JOÃO 17:24 ;1º PEDRO 1:20; APOCALIPSE 13:8 )

João 17: 24 = “Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me hás amado antes da fundação do mundo”

1ª Pedro 1: 20 = “conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós”

Apocalipse 13: 8 = “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”

Existe uma afirmação em Engenharia e Arquitetura de que sem Projeto não pode haver Construção.

O Mundo foi projetado antes de ser construído ou criado, conforme nos mostra os textos em referência.

Quando a Santíssima Trindade projetou o Mundo, descobriu, pela Onisciência, que o Homem iria pecar, para usarmos a linguagem teológica.

Ficou estabelecido que a Pessoa da Trindade que nós conhecemos hoje por Jesus, viria, na condição de Cordeiro, – por isso Ele nasceu no meio dos animais – num projeto paralelo, para o Sacrifício e Salvação do Homem.

“cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” = é uma forma Onisciente, Presciente, Enigmática e Profética  mostrando tudo o que sabemos sobre o Sacrifício de Jesus, através das Escrituras Sagradas.

Entretanto existe uma pergunta que intriga a mente intelectualizada sobre tão misterioso Projeto Universal. Se Deus sabia que o Homem iria pecar, e é sabido que nem todos serão salvos, por opção pessoal, por que ainda assim foi realizado o Projeto?

Deus tinha duas opções:

1ª ) Não construir por causa dos que iriam para o Inferno em prejuízo dos que seriam Salvos;

2ª ) Construir por causa dos que seriam Salvos.

Se a Justiça Divina optou em construir, certa está. Eu só tenho é que agradecer.

E você?!

Pense nisso:

Pela Onisciência e Presciência, Deus, antes da fundação do Mundo, descobriu que muitos iriam para a perdição e poucos para a Salvação, logo, Ele não predestinou ninguém, apenas cumpriu  Sua Justiça, para com os que escolhem entre o Bem e o Mal, e, interfere quando necessário pela Sua Soberania, Amor, Bondade e Misericórdia, na Natureza, na Vida, nas Nações, no Universo. (Dt 1:39). (Ver  “A vida e a morte” pág. 47, no Livro).

No meu entendimento todas as referências Bíblicas sobre Predestinação somente têm sentido na interpretação lógica que o Tópico acima afirma sobre as duas opções de Deus quanto a construir ou não construir, em relação aos Salvos e não Salvos. Quanto a individualidade podemos afirmar que Deus destinou alguns com missões específicas como é o caso de Jesus, João Batista, entre outros, como interferência necessária no Projeto da Salvação Eterna.

Como se trata de um Assunto complexo estou transcrevendo um Tópico que faz parte do Artigo “O ENIGMA DO JUDAÍSMO – ISLAMISMO – CRISTIANISMO”, que me serve de suporte para dar seguimento da perda ou não da Salvação.

OS LIVROS ENIGMÁTICOS
( Apocalipse 20: 11 a 15 )

20: 11 – E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.

20: 12 – E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

“…e abriram-se os livros;…” – Quais livros ?!

-Não tenho dúvidas em afirmar que se trata do Velho Testamento; Novo Testamento; Alcorão; Além de uma forma enigmática dos registros do bem e do mal de cada ser humano, individualmente, que viveram antes dos citados Livros, ou não tomaram conhecimentos dos mesmos e nem estiveram sob seus ensinamentos religiosos, no decorrer dos anos desde Adão até o Juízo Final.

Para entender a citação do ALCORÃO presente no Juízo Final necessário se faz ler, no Site, o Artigo citado acima: O Enigma do Judaísmo – Islamismo – Cristianismo.

“…e abriu-se outro livro, que é o da vida…;

O que é o Livro da Vida ?

– Este Livro diz respeito aos Salvos desde Adão até o final do Milênio, incluindo os que ressuscitaram quando da 1ª Ressurreição que começou em Mateus 27: 52 e 53, passando por 1ª Coríntios 15: 52 e contextualizada em Apocalipse 20: 5 e 6. ( Lucas 10: 20 )

“…e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros”…

– Para que haja julgamento é necessário Leis, Estatutos, Regras, Regulamentos, Penalidades, Etc, bem como, os fatos registrados, logo, trata-se do:

1 – Velho Testamento para o Judeu Judaizante, e todo o convertido ao Judaísmo, que não fizeram parte da 1ª Ressurreição conforme podemos entender em Mateus 27: 52 e 53,

2 – Velho Testamento e Novo Testamento para todo convertido ao Cristianismo, e, o conhecedor da Bíblia – A Palavra de Deus.

3 – Alcorão para o Árabe Muçulmano, e todo o convertido ao Islamismo.

Quem não estiver ligado pelos Livros Sagrados ( Velho Testamento, Novo Testamento, Alcorão ) será julgado segunda a Justiça de Deus caracterizada pela Balança em Daniel 5: 27 “Pesado foste na balança e foste achado em falta”, contextualizado em João 5: 29; Ver Romanos 2: 1 a 16.

João 5: 29 =  “…e os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação ” – 2ª Morte.

“…segundo as suas obras”

– Certamente essas Obras estão relacionadas com o Bem e o Mal, conforme João 5: 29

20: 13 – E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras

– Fica clara a afirmação de que serão julgados segundo as suas obras boas ou más.

20: 14 – E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo; esta é a segunda morte;

- A Primeira Morte está relacionada como o desaparecimento do corpo físico;

- A  Segunda Morte está relacionada com o desaparecimento da “natureza” espiritual, conforme ampla explicação no Artigo ” A Origem do Mau”, no Site

20: 15 – E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo:

– Este versículo não contextualiza com os anteriores, e somente com o Livro da Vida;

– Não tenho dúvidas em afirmar que este versículo enigmático está relacionado, principalmente,  com o Cristão que não foi “aprovado” e perdeu a Vida Eterna; Este versículo contextualiza com o de Apocalipse 3: 5 que mostra a possibilidade de se perder a Salvação após ter o nome riscado do Livro da Vida

Apocalipse 3: 5 = “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”

“O que vencer” = existe uma batalha, uma prova, uma carreira, um caminho (estreito ), uma porta (estreita ), Etc, a serem vencidas, como forma de avaliação para efeito de “Prêmio”, “Galardão”, que será avaliado por Jesus, na forma do que afirma 2ª Coríntios 5; 10 – Tribunal de Cristo;

“riscarei” = Por outro lado a referência deixa uma enigmática possibilidade de  reprovação total a ponto de deixar evidente o caso do nome poder ser riscado do Livro da Vida, e, a “pessoa” ser lançada no Lago de Fogo – a 2ª Morte,

Contextualizando com a afirmação acima de que existe a possibilidade do Salvo ter o seu nome riscado do Livro da Vida, temos a referência em Hebreus 6: 4 a 6:

4 = “Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo” = trata-se de Salvo.

5 = “E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro” = Salvação como Processo de Santificação.

6 = “E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério” = Afirmação enigmática de que o Salvo em Cristo Jesus pode perder a Salvação tendo o seu nome riscado do Livro da Vida, em face de transigência pecaminosa consciente e ativa, isto é, a pessoa sabe que está errando o Alvo, e não demonstra arrependimento;

As referências de Apocalipse 20: 15,  Apocalipse 3: 5  e Hebreus 6: 4 a 6 não deixam dúvidas e derrubam o “argumento” dos que afirmam que o desviado do caminho da Salvação nunca, efetivamente, foi Salvo, muito pelo contrário.

TRONO BRANCO – O JUÍZO FINAL

Existem três Categorias de Pessoas que irão comparecer indubitavelmente perante o Trono Branco no Juízo Final ( Apocalipse 20: 11 a 15 ) :

- Os Judeus Judaizantes, conforme a sua Doutrina Religiosa contextualizada no Torá e os Profetas, principalmente ( Joel 3: 1 a 21 ) ( Daniel 7: 9 e 10 ), bem como, todos os que se convertem ao Judaísmo;

- Os Árabes  Ismaelitas Mulçumanos, conforme a sua Doutrina Religiosa contextualizada no Alcorão, principalmente ( 58ª Surata versículo 6 e 7) ( 10ª Surata versículo 61) (21ª Surata versículo 47), bem como, todos os que se convertem ao Islamismo;

58ª  SURATA : 6 e 7:

6 –  Será o dia em que Deus os ressuscitará a todos e os inteirará de tudo quanto tiverem feito. Deus o memoriza, enquanto eles o esquecem, porque Deus é Testemunha de tudo.

7 –  Não reparas em que Deus conhece tudo quanto existe nos céus e na terra? Não há confidência entre três pessoas, sem que Ele seja a Quarta delas; nem entre cinco, sem que Ele seja a sexta; nem que haja menos ou mais do que isso, sem que Ele esteja com elas, onde quer que se achem. Logo, no Dia da Ressurreição, os inteirará de tudo quanto fizerem, porque Deus é Onisciente.

10ª  SURATA: 61

61 – Em qualquer situação em que vos encontrardes, qualquer parte do Alcorão que recitardes, seja qual for a tarefa que empreenderdes, seremos Testemunha quando nisso estiverdes absortos, porque nada escapa do teu Senhor, nem do peso de um átomo ou algo menor ou maior do que este, na terra ou nos céus, pois tudo está registrado num Livro lúcido.

21ª SURATA : 47

47 – E instalaremos as balanças da justiça para o Dia da Ressurreição. Nenhuma alma será defraudada no mínimo que seja; mesmo se for do peso de um grão de mostarda, tê-lo-emos em conta. Bastamos Nós por cômputo.(943)

(Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu) – http://www.islam.com.br

- Os demais Povos, a partir de Adão e Eva – Os Gentios NÃO Cristãos, conforme as Escrituras Sagradas em Romanos 2: 1 a 16 , João 5: 27 a 29, contextualizada em Apocalipse 20: 11 a 15; ENIGMATICAMENTE e MISTERIOSAMENTE, na Balança em Daniel 5: 27 “Pesado foste na balança e foste achado em falta”, contextualizado em João 5: 29.

NÃO COMPARECERÃO PERANTE O TRONO BRANCO NO JUÍZO FINAL :

Porque Já estão/estarão no Céu – Reino Celestial – NISSO ESTÁ A IMPORTÂNCIA DA SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS ( João 17: 24 ).

João 17: 24 = “Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me hás amado antes da fundação do mundo”

– Todos os Judeus, Árabes e demais Povos que se convertem a JESUS tendo escrito o seu nome no Livro da Vida do Cordeiro ( Romanos 16: 26 ) ( Apocalipse 22: 14 ); SALVOS;

Romanos 16: 26 = “Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos Profetas, segundo o mandamento do Deus Eterno, a todas as Nações para a obediência da fé”;

Apocalipse 22: 14 = “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à Árvore da Vida, e possam entrar na cidade pelas portas”.

– Os que tiverem sido arrebatados, como Enoque ( Gênesis 5: 24 ) e Elias ( 2ª Reis 2: 11 ), por exemplos, assim como, todos os que fizerem parte do Arrebatamento da Igreja, profetizado por Jesus em Mateus 24: 37 a 44; SALVOS;

– Os que fizerem parte da 1ª Ressurreição segundo a Justiça de Deus desde Adão e Eva até o que diz Apocalipse 20: 4 a 6, passando por Mateus 27: 52 e 53 e 1ª Coríntios 15: 52; SALVOS;

– Todos enfim que tiverem o seu nome escrito no Livro da Vida do Cordeiro, NÃO comparecerão para serem julgados perante o Trono Branco – Juízo Final; ( Apocalipse 21: 27 ), PORQUE SÃO CIDADÃOS DO CÉU QUANDO MORREM OU QUANDO SÃO ARREBATADOS  ( João 17: 24 ) =  SALVOS;

– Precisa ficar entendido que a partir de Adão e Eva certamente existe aqueles que segundo a Justiça Divina, têm os seus nomes escritos nos Céus, conforme Lucas 10: 20; SALVOS;

Lucas 10: 20 = “Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus”.

– Como exemplos podemos citar: Noé, Moisés, Abraão, Jacó, Sara, Débora, Ruth, Ester, entre outros,  e que viveram antes de Jesus, apenas como exemplos, indiscutíveis, segundo a sua história bíblica; SALVOS;

O critério para a Ressurreição e Arrebatamento está condicionado enigmaticamente e misteriosamente, pela Justiça Divina, até o Final da Grande Tribulação; Todos os demais que não ressuscitarem, e,  morrerem após esse Período irão ao JUÍZO FINAL; ( Apocalipse 20: 1 a 6 ). Ver “A Salvação e a Vida Eterna”, no Site;

A Salvação e o Julgamento para os povos do Período Milenial transcende nossa condição humana de discernimento para aquele Período; Ver o Artigo “O Profético Reino Milenial”, no Site/Blog.

– Precisa ficar entendido que os INOCENTES segundo a Onisciente Justiça de Deus, tendo as Crianças como principais segmentos, não comparecerão perante o Trono Branco – Juízo Final, tomando por base as palavras de Jesus em Marcos 10: 13 a 15: SALVOS;

10:13 E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam.

10:14 Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus.

10:15 Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele

INOCENTES = ( Vivos ou Mortos ) Além das crianças em idade de pureza, àqueles segundo a Onisciência de Deus; SALVOS;

Quando humanamente procuramos analisar as diversas situações envolvendo a vida de um ser humano desde o seu nascimento até a tenra idade, envolvendo a Região do Planeta onde vive sob condições Sociais, Econômicas, Educação, bem como, conhecimento, ou não, da Palavra de Deus, enfim, tudo que influi no seu desenvolvimento material e espiritual, tendo como objetivo a sua Salvação Eterna, chegamos à conclusão que somente o Criador Divino Onisciente, Onipotente e Onipresente está por Soberano de seu Julgamento.

Quanto ao “Corpo Glorioso” que cada um dos diversos Humanos SALVOS, seja recém-nascido, criança, adolescente, jovem, adulto, Idoso, receberá no Reino Celestial, bem como, o “Prêmio ou Galardão”, está encoberto por um dos mais intrigantes mistérios Teológico.

Pense Nisso:

A 1ª Ressurreição caracteriza-se em premiar àqueles que se destacaram na Obra de Deus  desde Adão até o Final da Grande Tribulação, conforme podemos entender pelas referência em Mateus 27: 52 e 53; 1ª Coríntios 15: 52, confirmada em 1ª Tessalonicenses 4: 13 a 18, contextualizado em Apocalipse 20: 5 e 6 = SALVOS

A 1ª Ressurreição está caracterizada em três fases e teve início em Mateus 27: 52 e 53, quando Jesus ressuscitou tendo sido ressuscitados àqueles que Deus achou dignos até aquele momento, continuará em 1ª Coríntios 15: 52  e 1ª Tessalonicenses 4: 13 a 18,  contextualizado em Apocalipse 20: 5 e 6. = SALVOS

ESCLARECIMENTOS:

A 1ª Ressurreição está caracterizada em três fases e teve início em Mateus 27: 52 e 53, quando Jesus ressuscitou tendo sido ressuscitados àqueles que Deus achou dignos até aquele momento;

Continuará em 1ª Coríntios 15: 52  e 1ª Tessalonicenses 4: 13 a 18:

Terminará em Apocalipse 20: 5 e 6 quando acontecerá a Ressurreição no final da Grande Tribulação para os Mártires, com a afirmação de Bem Aventurado aquele que tem parte na 1ª Ressurreição, bem como, com a conclusão que os outros mortos não reviveram até que os Mil anos se acabaram;

Quem já ressuscitou e quem vai ressuscitar ou não é um mistério, quando acontecer  Arrebatamento;

Fica claro que houve um critério para os mortos que Ressuscitaram em Mateus 27: 52 e 53;

Fica claro que existe um critério para a Ressurreição dos Salvos até o Final do Período da Graça para os que morreram neste Período ( 1ª Coríntios 15: 52;

Leia Apocalipse 20: 1 a 6 e veja qual o critério dos que Ressuscitarão no final da Grande Tribulação;

Mexe com o meu Discernimento a afirmação de Apocalipse 20: 5 e 6:

20: 5 = Mas os outros mortos não reviveram, até que os 1000 anos se acabaram. Esta é a primeira Ressurreição;

“os outros mortos não reviveram” = como está se referindo a Ressurreição, só pode tratar-se de pessoas que morreram em Cristo e que ficarão esperando terminar o Milênio, enigmaticamente e misteriosamente;

20: 6 = Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte: mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele mil anos.

Tudo indica que nem todos os que morrem em Cristo Ressuscitarão quando das três fases da PRIMEIRA RESSUREIÇÃO, conforme fica entendido pelas afirmações -“os outros mortos não reviveram” e “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição” – isto é, ficarão misteriosamente, esperando terminar o Milênio, junto com todos os que ressuscitarão no Juízo Final.

Não deixa dúvidas que o Cristão que não ressuscitar nas três Fases da Primeira Ressurreição será levado ao Juízo Final e corre o risco de  ser incluído na Segunda Morte – Morte Espiritual Definitiva. Ver o comentário sobre Cristãos Mornos mais à frente.

PARA REFLEXÃO

Quanto ao destino afastado de Deus para quem morre sem ter o seu nome escrito no Livro da Vida, em face da complexidade de situações envolvendo os mais diversos comportamentos voltados para o Mal, por que passou a Humanidade desde Adão, enquanto aguardam o Juízo Final, a explicação aparentemente  simples e objetiva de Jesus, porém profundamente enigmática, está na referência em Lucas 12: 47 e 48:

Lucas 12: 47 = “Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade, será punido com muitos açoites”.

Lucas 12: 48 = “Aquele, porém, que não soube a vontade de seu senhor e fez coisas dignas de reprovação, levará poucos açoites. Mas aquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão”.

– Tudo indica que no Inferno, onde não lhes morre o germe, nem o fogo se apaga (Marcos 9: 42 a 48), enquanto aguardam o Juízo Final – Trono Branco ( Apocalipse 20: 13 ), o maior sofrimento dos Líderes Idólatras e Falsos Profetas, em geral, é a incessante Revolta da multidão dos enganados;

- A Primeira Morte está relacionada com o desaparecimento do corpo físico;

Após a  1ª Morte segue um dos mais intrigantes mistérios que desafia o conhecimento, entendimento e discernimento dos Teólogos em relação a situação da Alma e Espírito;

Quanto ao destino da Alma e Espírito após a 1ª Morte, só se tem certeza absoluta para quem morre em Cristo Jesus e tem o seu nome escrito no Livro da Vida: – Vai para junto de Deus, conforme João 17: 24 = “Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me hás amado antes da fundação do mundo”

“aqueles que me deste” = Não confundir com predestinação, e sim, de acordo com a 2ª Opção: Construir por causa dos que seriam Salvos.

– Reler o Tópico anterior: “Antes da Fundação do Mundo”.

- A  Segunda Morte está relacionada com o desaparecimento da “natureza” espiritual, conforme ampla explicação no Artigo ” A Origem do Mau”, no Site

Satanás sabe que será destruído, mas não consegue, nem pode dominar os efeitos da contaminação que age em seu ser, por força do Mau, e desta forma fará exatamente como prediz as Escrituras em 2º Tessalonicenses 2: 1 a 12 e Apocalipse EM GERAL, tudo por comparação ENIGMÁTICA, com um viciado em drogas;

Se Deus mostrasse abertamente as Maravilhas que existem no Reino Celestial, as pessoas iriam buscá-lO, não por amor e adoração, mas por puro interesse;

“Mas como está escrito: “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” ( 1ª Coríntios 2: 9 ).

“Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração” ( Jeremias 29: 13 ).

CONCLUSÃO FINAL

Trono Branco – Juízo Final = Julgamento das Nações (Mateus 25: 31 a 46) (Apocalipse 20: 11 a 15).

Como existe um Julgamento Final, LOGO, não pode haver sentença predestinada, condenação predestinada, que contraria todos os Atributos Divinos, tais como, Amor, Bondade, Misericórdia e principalmente o Atributo da Justiça Divina;

O Juízo Final tem por objetivo, principalmente, mostrar o porquê de cada um ter seu destino no Lago de Fogo ( 2ª Morte ), bem como, o porquê de ter sido aprovado para o Reino Celestial, para os Judaizantes, Mulçumanos, Gentios não Cristãos:

1 – A Salvação é um Processo que se desenvolve no Judaísmo, conforme sua Doutrina Religiosa, com julgamento no Juízo Final.

2 – A Salvação é um Processo que se desenvolve no Islamismo, conforme sua Doutrina Religiosa, com julgamento no Juízo Final.

3 – A Salvação dos  Gentios não Cristãos  caracteriza-se pelo Processo e Julgamento no Juízo Final, conforme o Bem e o Mal, pesado, ENIGMATICAMENTE E MISTERIOSAMENTE, na Balança em Daniel 5: 27 “Pesado foste na balança e foste achado em falta”, contextualizado em João 5: 29.

João 5: 29 =  “…e os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação ” – 2ª Morte.

Nos três casos acima, não tem sentido a pergunta sobre perder ou não perder a Salvação. O Veredicto será dado no Julgamento Final, após a Profética e Enigmática Ressurreição.

A Salvação Cristã é um processo eficaz de transformação que ocorre no coração do pecador quando o pecador se submete  ao Transformador Eterno – JESUS CRISTO; ( Atos 4: 12, além de mais de 70 referências sobre Salvação, na Bíblia ).

Atos 4: 12 = “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entro os homens, pelo qual devamos ser salvos”

– O Processo da Santificação Cristã começa  pela Justificação, Regeneração e Santificação, relacionadas, respectivamente, pelo Arrependimento, Fé e Obediência., que  livra da condenação Eterna, bem como,  torna apto para ganhar Almas para o Reino Celestial;

– O Cristão que morre em Pecado Ativo e consciente certamente terá o seu nome riscado do Livro da Vida, e consequentemente, levado ao Juízo Final, porém, sem chance de absolvição, apenas para cumprir o trâmite.

“…e abriu-se outro livro, que é o da vida…; – Apocalipse 20: 12 –  A presença do Livro da Vida no Juízo Final tem por objetivo enigmático MOSTRAR, não os Salvos, que já estão/estarão no Céu, mas mostrar àqueles que tiveram seus nomes riscados ou nem tiveram seus nomes registrados.

– Quanto ao Cristão que não for achado escrito no Livro da Vida será lançado no Lago de Fogo ( Ap 20: 15 ) – a Segunda Morte ( Ap 21: 8 ) – Sobre a 2ª Morte, ver Artigo “A Origem do Mau”, no Site : www.assuntospolemicosdabiblia.com

– Cristão que não tem seu nome escrito no Livro da Vida ou teve o seu nome riscado do Livro da Vida, não terá justificador, logo, a referência  de Apocalipse 20: 15 é uma inexorável advertência de condenação, respondendo a pergunta sobre o Salvo e a perda da Salvação, isto é, o Salvo pode perder a Salvação, sim!

Para terminar deixo a afirmação enigmática de Jesus sobre  a Igreja de Laodicéia – Apocalipse 3: 15 e 16:

15 = “Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente”;

16 = “Assim, por que és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca”

Cristão frio = aquele que aceitou Jesus como seu Único e Eterno Salvador em estado terminal, ou por algum motivo ficou impossibilitado de apresentar “obras”;

Cristão quente = conforme exposição sobre a Salvação como Processo de Santificação:

SANTIFICAÇÃO = O Justificado e Regenerando neste Estágio do Processo da Salvação, através do conhecimento e da Obediência Plena à Palavra de Deus, entra em comunhão com o Espírito Santo e torna-se um instrumento ganhador de Almas para o Reino de Deus.

Cristão morno = Cristão que corre o risco de ter seu nome riscado do Livro da Vida do Cordeiro, contextualizando com a afirmação de Jesus – “vomitar-te-ei da minha boca”

Teologicamente, “vomitar-te-ei da minha boca”, quer dizer :

– Ter o nome riscado – Ficar de fora do Corpo de Cristo  – Fora da Jerusalém Celestial ( Apocalipse 21: 9 a 27 ; 22: 15 ) – Ser lançado no Lago de Fogo – 2ª Morte. – PERDER A SALVAÇÃO, contextualizando, com a afirmação de Jesus em Mateus 7: 23 –  “Eu nunca vos conheci; apartai-vos de mim vós que praticais a iniqüidade”

“eu nunca vos conheci” = é evidente que Jesus conheceu, conhece e conhecerá, desta forma como seriam julgados? – Trata-se de uma expressão enigmática mostrando que tais pessoas não são dignas do Reino dos Céus.

PENSE NISSO:

Este Artigo  VOCÊ  poderá recebê-lo em sua Casa:

Adquirindo um CD;

O Artigo em Word postado em seu computador poderá ser impresso;

Pense quantas pessoas você poderá Evangelizar com este Material Impresso em suas mãos;

Imagine aquelas pessoas…

Veja as Promoções no Home através do CD DE POESIA;

Investir no REINO de DEUS é acumular Tesouro no Céu ( Mateus 6: 19 a 21 ).

INDIFERENÇA E INGRATIDÃO

Sobre este Assunto acessar a Seção “O AUTOR”, no Site.

…………………………………………….X…………………………………………………

“Este Artigo é de inspiração posterior à Publicação do Livro anunciado”
Na hipótese de ser importante, SUGIRO A INDICAÇÃO  do Artigo e o SITE.

Próximos Assuntos a serem incluídos no Site, paulatinamente:

– O Profético e Enigmático Arrebatamento da Igreja de Cristo
– O Enigma da Grande Tribulação
– O Profético Reino Milenial
– Sinais de Deus antes de Juízo
– Etc

9 Responses to A SALVAÇÃO E A VIDA ETERNA

  1. carlos roberto

    parabem para sua equipe pelo o estudo.

    • Prezado Carlos Roberto
      Obrigado pelo contato e pelas palavras de estímulo
      Não trata-se de Equipe. Todas estas postagens em Livros e Artigos são de minha inteira responsabilidade.
      Estou contando com as Orações dos Irmãos em Cristo.
      Fique na Paz de Jesus
      Onir

  2. Olá!!

    Antes de mais nada, quero lhe parabenizar pelo seu maravilhoso trabalho. Parabéns!!
    Encontrei por acaso este site na net, e desde então, tenho entrado todos os dias para ler.
    Copiei todos os artigos e mandei por e-mail para meus contatos…

    Bem… o motivo pelo qual estou escrevendo, é para lhe fazer uma pergunta relacionada a segunda morte.
    “Quanto ao Cristão que não for achado escrito no Livro da Vida será lançado no Lago de Fogo”.

    Esta segunda morte, significa que a alma não mais existirá em lugar nenhum, em dimensão nenhuma, ou ficará aprisionada por toda a eternidade no lago de fogo ?

    E pessoas que cometem suicídio, não por ter feito coisas erradas. Mas por depressão e outros problemas emocionais… estas pessoas tem grandes chances de morrer pela segunda vez ?

    Como já deve ter percebido, estou falando de mim mesmo.
    Tenho 41 anos, moro só e sou uma pessoa muito triste e infeliz…
    Penso no suicídio constantemente, e a única coisa que me mantem aqui: é o medo, medo do pós morte.
    Pode ser que eu esteja procurando a morte para encontrar a paz, e ao me deparar com a suposta “paz” perceber que ela é o inferno do qual não há mais volta e nem meios de se matar novamente…
    Tudo o que eu desejo no presente momento: é que as coisas fosse como era, antes dos meus pais se conhecerem, não existir!…

    Por favor: apenas me responda a pergunta ok !?
    Pois é só no que eu estou interessado…

    Desde já: o meu muito obrigado!!!

    • Prezado Jair
      Obrigado pelo contato e pelas palavras de estímulo;
      Quanto aos seus questionamentos tenho a lhe esclarecer o seguinte:
      – “Quanto ao Cristão que não for achado escrito no Livro da Vida será lançado no Lago de Fogo”.
      Resposta : Sim , porém isto se dará no Juízo Final, isto é, quem morrer hoje, por exemplo, ficará afastado de Deus, em um lugar de sofrimento esperando passar o tempo correspondente até a Volta de Jesus e mais os mil anos do período Milenial; Leia Lucas 16: 19 a 31 para entender sobre morrer e ficar afastado de Deus ou Junto a Deus;
      – Esta segunda morte, significa que a alma não mais existirá em lugar nenhum, em dimensão nenhuma, ou ficará aprisionada por toda a eternidade no lago de fogo ?
      A Segunda Morte no meu entendimento tem por objetivo o desaparecimento da Vida Espiritual criada por Deus que tem o Poder de extingui-la. Isto acontecerá como já citei no Juízo Final; O Artigo “A Salvação e a Vida Eterna” explica os detalhes;
      – E pessoas que cometem suicídio, não por ter feito coisas erradas. Mas por depressão e outros problemas emocionais… estas pessoas tem grandes chances de morrer pela segunda vez ?
      Prezado Jair, quem comete suicídio está condenado irremediavelmente ao Logo de Fogo, porém ficará em lugar de sofrimento incomensuravelmente pior do que qualquer tipo de sofrimento aqui a Terra durante todo o Período acima citado;
      Causa-me espanto que você esteja acumulando Tesouro no Céu ao divulgar os meus Artigos que são fruto de inspiração para alcançar o Pecador e levá-los ao arrependimento e Salvação, e esteja pensando em Suicídio;
      Jair, seja um instrumento nas mãos de Deus; Não deixe o Estrategista do Mal levá-lo ao desespero;
      Não é somente você que está passando por problemas; Você precisa visitar um lugar de sofrimento Humano e entenderá que seus problemas são ínfimos;
      Acabei de chegar de um HOSPITAL onde fui visitar um parente –Irmão- em estado grave;
      Jesus morreu para nos Salvar e nos tornar ganhadores de Almas para o Seu Reino, pense nisso;
      Fique na Paz de Jesus

  3. alfredo lopes

    A paz do senhor!
    Não compreendi bem a questão sobre a salvação dos isral-elitas e os ismaelitas.O irmão afirma que hoje ainda existe salvação para aqueles que não aceitaram Jesus como seu salvador, como os citados acima, ou esta se referindo ao periodo em que o evangelho ainda não tinha chegado a eles?
    Acredito que fora de Jesus nenhuma lei ou obra pode salvar o homem.
    Obrigado e a paz do Senhor Jesus!

    • Prezado Alfredo Lopes

      Obrigado pelo contato.

      O Assunto sobre a Salvação precisa ser bem analisado no Artigo;

      Eu deixo evidente que a partir do SACRIFÍCIO de Jesus quem o recebe como seu Salvador está Salvo e não vai ao Juízo Final;

      Os Judaizantes serão julgados no Juízo Final

      Os Mulçumanos serão julgados no Juízo Final

      Quem nunca ouviu de Cristo será julgado no Juízo Final ( João 5: 29 );

      Quem viveu antes de Cristo como fica? Eu explico no Artigo;

      Procure reler atentamente o Artigo, pois o Assunto é bastante complexo, porém aborda tudo o que eu disse acima;

      Leia também o Artigo “O Enigma do Judaísmo, Islamismo, Cristianismo”, no Site;

      Se persistir a dúvida, volte ao Assunto

      Fique na Paz de Jesus.

      Onir

  4. Graça e Paz Onir quero primeiramente parabenizá-lo pelo seu trabalho amplo e ao mesmo tempo profundo que pôde me trazer uma nova forma de pensar acerca dos assuntos eclesiásticos,sempre leio seus artigos e gostaria de saber a respeito de quem eram os vinte e quatro anciãos que se assentavam nos tronos ao lado de Jesus na visão de João-Ap 4:1-11,segundo a sua interpretação.Obrigado e a Paz do Senhor!

    • Prezado Gedalias

      Sua pergunta é a de todos os que lêem essa referência Bíblica em Apocalipse 4 e 5:

      Há um profundo Mistério envolvendo o Trono Principal, os Quatro Animais e os 24 Anciões, bem como, o Cordeiro;

      O Cordeiro, não resta a menor dúvida que se trata de Jesus revestido do Espírito Santo, caracterizado pelos 7 Espíritos de Deus de forma enigmática, considerando que o número 7 é um número da Perfeição de Deus; Por isso a forma simbólica de 7 Espíritos, o Cordeiro e o Ser assentado no Trono formando a Trindade Enigmática;

      Preste atenção que a Trindade de Deus é sempre mostrada de forma ENIGMÁTICA em toda a Bíblia, e não Literal;

      Veja que o Cordeiro estava enigmaticamente no meio do Trono, logo, fazendo parte da Trindade de Deus;

      Vou dar a minha interpretação apenas como uma reflexão;

      Trata-se de Deus, composto da Trindade, sendo o Trono Celestial, um Lugar Máximo de Destaque;

      Trata-se de 24 Anciões, logo, refere-se às Pessoas que viveram aqui na Terra envolvidas na Obra do Reino de Deus, e por isso estão assentadas em Tronos; Como Jesus afirma que no Céu todos são como Anjos – homem e mulher, logo, os 24 pode ser constituídos de homens e mulheres que se destacaram na Obra do Reino Celestial aqui na Terra desde Adão;

      No meu entendimento para ter o privilégio de ocupar um Trono ao lado de Deus no Reino Celestial somente àqueles que se destacaram de forma extraordinária na Obra do Reino de Deus aqui na Terra, de acordo com a Justiça de Deus;

      No meu entendimento o número 24 de Anciões é um número enigmático e pode estar relacionado com o múltiplo de 12;

      O número 12 é um número que Deus usou na Obra da Salvação tanto dos Judeus, como dos Gentios; Ver o Artigo “O ENIGMA DOS 144 MIL”, no Site;

      Desta forma os 24 Anciões podem ser constituídos de 12 Pessoas que viveram antes de Jesus, através do Velho Testamento, e 12 Pessoas que viveram após Jesus, através do Novo Testamento;

      Pense Nisso:

      Mateus

      19.28 Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel
      .
      Mateus

      20.23 Então, lhes disse: Bebereis o meu cálice; mas o assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me compete concedê-lo; é, porém, para aqueles a quem está preparado por meu Pai.

      Lucas

      22.30 para que comais e bebais à minha mesa no meu reino; e vos assentareis em tronos para julgar as doze tribos de Israel.

      Quanto aos 4 Animais, tudo indica que se referem a Seres Espirituais, isto é, de Origem Celestial, Criados por Deus com funções Específicas conforme mostram suas características, porém, muito importantes para estarem no Séquito de Honra, junto ao Trono de Deus; Por isso são mostrados com forma de Animais para diferenciarem dos Anciões de Origem Humana;

      Como podemos ver a interpretação de Apocalipse não está ao nosso pleno alcance pelos Símbolos Enigmáticos;

      Espero ter atendido as expectativas.

      Fique na Paz de Jesus.

      Onir

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2014. All Rights Reserved. Designed by PsPrint online printing
Thanks to: Try free printable calendar templatesCustom calendar printinghomeinbayarea.com